sábado, agosto 02, 2008

Nella Maissa


NELLA MAISSA


Nascida em Turim. Nella Maissa é portuguesa pelo casamento.
Estudou piano com Bufaletti, Alfredo Casella e Vianna da Motta, e composição com Ferrari Trecate. É diplomada em piano pelos Conservatórios de Milão e Pesaro e licenciada em Direito pela Universidade de Parma.
Foi premiada no 1º Concurso para Jovens Concertistas em Roma, e obteve por unanimidade o 1º Prémio Vianna da Motta da Emissora Nacional de Lisboa. Em 1974 recebeu da imprensa um prémio especial pela sua obra de divulgação da música portuguesa. Além de concertos sinfónicos e recitais em Portugal e vários países da Europa, realizou várias digressões no Brasil e África do Sul. Deu importantes primeiras audições, entre as quais do “Ludus Tonalis” de Hindmith, “ dos “Prelúdios” de Frank Martin, de várias obras de Messiaen e dos concertos de Prokofiev, Bela Bartok, Hindmith, Dalla Piccola, Chostakovitch, Tansmann, Gershwin, Ruy Coelho, Armando José Fernandes, além da primeira audição moderna do 4º Concerto de Bomtempo.
Gravou vários discos de música portuguesa. Fez a gravação integral da obra pianística de Bomtempo. Realizou a gravação dos quatro concertos para piano deste mesmo autor, com a colaboração da Orquestra Sinfónica de Nurenberg. Recentemente gravou para a Philips um CD inserido na antologia “Cinco Séculos de Música Portuguesa” do Ministério da Educação.
Quando em 1987 foi convidada a dar em Washington um recital de música portuguesa, o crítico do “Washington Post” classificou a sua execução de esplêndida.
No dia 1 de Outubro de 1986 foi-lhe atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura a Medalha de Mérito Cultural. No dia 10 de Junho de 1989 foi agraciada por Sua Excelência, O Senhor Presidente da República, sendo-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada.